VISÃO ANALÍTICA
DA INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO NO BRASIL
Resumo
A informática no
Brasil nasce influenciada por outros países e no sentido de avanço pedagógico
caminha na mesma escala que os demais, ou seja, não há grandes avanços como
fruto da informática na educação.
Nos EUA o uso de
computador nas escolas é pressionado pela tecnologia e pelo mercado e não tem
relação com as mudanças pedagógicas, no entanto as universidades dispunham de
muita experiência no uso dessa tecnologia.
Houve nos anos 80 uma
grande disseminação de computadores e com isso um aperfeiçoamento na educação e
aprimoramento na aprendizagem, escolas de 1º e 2º graus e universidade estariam
utilizando desta tecnologia, no entanto alguns autores afirmam que nas escolas
os alunos ficaram perdidos, sem referencia e nas universidades era utilizado
para os acadêmicos fazerem tarefas. Hoje em dia, o computador assume quase que
o papel de material didático do universitário, auxiliando em suas produções
acadêmicas. Já os professores das universidades americanas foram treinados com
software na educação e não como um processo de ensino aprendizagem, o que os
deixou capazes de transmitir apena informações.
Já na França o uso do
computador foi elaborado e bem preparado para a formação dos docentes e por
decisões governamentais. Nas escolas quando disseminado os computadores, os
alunos utilizavam para realização de tarefas. O que se pode relatar do uso de
computadores na França foi quanto à formação dos docentes, que realmente havia
um interesse para com que os professores soubessem lidar com essa nova
ferramenta de ensino.
No Brasil o uso do
programa de informática na educação se de deu com o primeiro e
segundo Seminário Nacional de Informática em Educação, realizados
respectivamente na Universidade de Brasília e na Universidade Federal da Bahia
que tinham como um dos objetivos a experiência concreta dos alunos
principalmente de escolas públicas e do 2º grau e o uso desse recurso para
resolução de problemas onde o aluno pudesse aprender.
No
entanto todo esse esforço não levou a educação a um patamar maior e sim ao que
hoje temos visto uma educação sem grandes avanços. Fazem-se necessários
professores qualificados que entenda que o processo de ensino aprendizagem
precisa superar barreiras colocadas pela sala se aula e é importante que a
interação com o aluno e os novos recursos sejam respeitados e colocados como um
desafio a ser superado.
Citações principais do texto:
“Segundo Ahl (1977), a tecnologia existente nas escolas americanas
era a do giz e quadro-negro. O número de escolas que usavam computadores como
recurso educacional era muito pequeno. Por outro lado, as universidades já
dispunham de muitas experiências sobre o uso do computador na educação. No
início dos anos 60, diversos software de instrução programada foram
implementados no computador, concretizando a máquina de ensinar idealizada por
Skinner no início dos anos 50.”
“Neste planejamento os dirigentes franceses julgaram ser
fundamental a preparação, antes de tudo, de sua inteligência-docente. E foi aí
que dedicaram muitos anos e muitos recursos à formação de professores. No
início foram formados os professores dos liceus (59, em toda a França) através
de um processo de longa duração: um ano, com meio período diário.”
“Embora a mudança pedagógica tenha sido o objetivo de todas as
ações dos projetos de informática na educação, os resultados obtidos não foram
suficientes para sensibilizar ou alterar o sistema educacional como um todo. Os
trabalhos realizados nos centros do EDUCOM tiveram o mérito de elevar a
informática na educação do estado zero para o estado atual, possibilitando-nos
entender e discutir as grandes questões da área.”
“As
experiências de implantação da informática na escola têm mostrado que a
formação de professores é fundamental e exige uma abordagem totalmente
diferente. Primeiro, a implantação da informática na escola envolve muito mais
do que prover o professor com conhecimento sobre computadores ou metodologias
de como usar o computador na sua respectiva disciplina. Existem outras
barreiras que nem o professor nem a administração da escola conseguem vencer
sem o auxílio de especialistas na área.”
Comentários pessoais
É importante lermos
textos como estes para notarmos que se falando de informática não estamos tão
distantes dos países considerados de primeiro mundo e vermos também que estamos
até a frente se analisarmos do ponto de vista pedagógico. É importante
salientarmos que a educação na informática precisa de muito mais avanços e
espaço, tanto do professor, quanto do aluno que muitas vezes é detido do
conhecimento. É necessário que se tomem medidas pedagógicas para que esse
conhecimento chegue a todos e com a intenção de ensinar e não somente
transmitir o conhecimento, de forma que o aluno seja o criado de sua
aprendizagem e não somente receptor da mesma.
Questionamentos
Será se as escolas
trabalham mesmo com a informática de forma devida, onde o aluno aprende a ser
um ser pensante e não somente um receptor de educação na informática. E estes
professores realmente estão interessados nessa conquista, ou a sua formação não
é adequada e nem diferenciada para esse desafio.
Referencia
Bibliográfica
VALENTE, José
Armando; ALMEIDA, Fernando José. Visão Analítica da Informática na Educação no
Brasil: a questão da formação do professor. 1997. Disponível em:http://www.geogebra.im-uff.mat.br/biblioteca/valente.html
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