Fichamento


VISÃO ANALÍTICA DA INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO NO BRASIL
Resumo
A informática no Brasil nasce influenciada por outros países e no sentido de avanço pedagógico caminha na mesma escala que os demais, ou seja, não há grandes avanços como fruto da informática na educação.
Nos EUA o uso de computador nas escolas é pressionado pela tecnologia e pelo mercado e não tem relação com as mudanças pedagógicas, no entanto as universidades dispunham de muita experiência no uso dessa tecnologia.
Houve nos anos 80 uma grande disseminação de computadores e com isso um aperfeiçoamento na educação e aprimoramento na aprendizagem, escolas de 1º e 2º graus e universidade estariam utilizando desta tecnologia, no entanto alguns autores afirmam que nas escolas os alunos ficaram perdidos, sem referencia e nas universidades era utilizado para os acadêmicos fazerem tarefas. Hoje em dia, o computador assume quase que o papel de material didático do universitário, auxiliando em suas produções acadêmicas. Já os professores das universidades americanas foram treinados com software na educação e não como um processo de ensino aprendizagem, o que os deixou capazes de transmitir apena informações.
Já na França o uso do computador foi elaborado e bem preparado para a formação dos docentes e por decisões governamentais. Nas escolas quando disseminado os computadores, os alunos utilizavam para realização de tarefas. O que se pode relatar do uso de computadores na França foi quanto à formação dos docentes, que realmente havia um interesse para com que os professores soubessem lidar com essa nova ferramenta de ensino.
No Brasil o uso do programa de informática na educação se de deu com o primeiro e segundo Seminário Nacional de Informática em Educação, realizados respectivamente na Universidade de Brasília e na Universidade Federal da Bahia que tinham como um dos objetivos a experiência concreta dos alunos principalmente de escolas públicas e do 2º grau e o uso desse recurso para resolução de problemas onde o aluno pudesse aprender.
No entanto todo esse esforço não levou a educação a um patamar maior e sim ao que hoje temos visto uma educação sem grandes avanços. Fazem-se necessários professores qualificados que entenda que o processo de ensino aprendizagem precisa superar barreiras colocadas pela sala se aula e é importante que a interação com o aluno e os novos recursos sejam respeitados e colocados como um desafio a ser superado.
Citações principais do texto:
“Segundo Ahl (1977), a tecnologia existente nas escolas americanas era a do giz e quadro-negro. O número de escolas que usavam computadores como recurso educacional era muito pequeno. Por outro lado, as universidades já dispunham de muitas experiências sobre o uso do computador na educação. No início dos anos 60, diversos software de instrução programada foram implementados no computador, concretizando a máquina de ensinar idealizada por Skinner no início dos anos 50.”
“Neste planejamento os dirigentes franceses julgaram ser fundamental a preparação, antes de tudo, de sua inteligência-docente. E foi aí que dedicaram muitos anos e muitos recursos à formação de professores. No início foram formados os professores dos liceus (59, em toda a França) através de um processo de longa duração: um ano, com meio período diário.
“Embora a mudança pedagógica tenha sido o objetivo de todas as ações dos projetos de informática na educação, os resultados obtidos não foram suficientes para sensibilizar ou alterar o sistema educacional como um todo. Os trabalhos realizados nos centros do EDUCOM tiveram o mérito de elevar a informática na educação do estado zero para o estado atual, possibilitando-nos entender e discutir as grandes questões da área.”
“As experiências de implantação da informática na escola têm mostrado que a formação de professores é fundamental e exige uma abordagem totalmente diferente. Primeiro, a implantação da informática na escola envolve muito mais do que prover o professor com conhecimento sobre computadores ou metodologias de como usar o computador na sua respectiva disciplina. Existem outras barreiras que nem o professor nem a administração da escola conseguem vencer sem o auxílio de especialistas na área.”
Comentários pessoais
É importante lermos textos como estes para notarmos que se falando de informática não estamos tão distantes dos países considerados de primeiro mundo e vermos também que estamos até a frente se analisarmos do ponto de vista pedagógico. É importante salientarmos que a educação na informática precisa de muito mais avanços e espaço, tanto do professor, quanto do aluno que muitas vezes é detido do conhecimento. É necessário que se tomem medidas pedagógicas para que esse conhecimento chegue a todos e com a intenção de ensinar e não somente transmitir o conhecimento, de forma que o aluno seja o criado de sua aprendizagem e não somente receptor da mesma.
Questionamentos
Será se as escolas trabalham mesmo com a informática de forma devida, onde o aluno aprende a ser um ser pensante e não somente um receptor de educação na informática. E estes professores realmente estão interessados nessa conquista, ou a sua formação não é adequada e nem diferenciada para esse desafio.
Referencia Bibliográfica
VALENTE, José Armando; ALMEIDA, Fernando José. Visão Analítica da Informática na Educação no Brasil: a questão da formação do professor. 1997. Disponível em:http://www.geogebra.im-uff.mat.br/biblioteca/valente.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário